Cintitec Ambiental
Marcas reciclam resíduos de eletrodomésticos e eletroeletrônicos e apelo agora é ao consumidor.
Por Cristiane Rubim Edição Nº 121 - Março/Abril 2023 - Ano 21 Revista e Portal Meio Filtrante
Grandes redes de varejo, como Fast Shop, Leroy Merlin, Kalunga, GPA, Casas Bahia, Drogasil, Droga Raia, Drogaria São Paulo, entre outras, além de instituições de ensino, shopping centers e prefeituras, já se engajaram e o apelo é para o consumidor

Grandes redes de varejo, como Fast Shop, Leroy Merlin, Kalunga, GPA, Casas Bahia, Drogasil, Droga Raia, Drogaria São Paulo, entre outras, além de instituições de ensino, shopping centers e prefeituras, já se engajaram e o apelo é para o consumidor participar da reciclagem de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE). O maior desafio é a falta conscientização da população sobre o descarte correto. São vários motivos para encaminhar de forma ambiental adequada os resíduos de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Vamos conhecê-los para todos participarem. A população brasileira desconhece os males que o descarte incorreto pode causar no meio ambiente e na saúde humana. Alto engajamento das indústrias e ainda pouco do consumidor, mas desponta uma melhora. “Existe grande consciência da indústria para a reciclagem de eletroeletrônicos, porém pouca do consumidor final, apesar de ter melhorado nos últimos anos” – afirma Vinicius Giamatei, sócio-diretor comercial da Cintitec Ambiental, uma das principais empresas de reciclagem de eletrônicos do Brasil. O consumidor aos poucos vai se inteirando do assunto. “Há um avanço do debate público, o que sensibiliza a população e aumenta a consciência dos consumidores sobre a importância do descarte adequado desses resíduos” – declara Raissa Silva de Carvalho Pereira, engenheira ambiental de logística reversa e gestão de resíduos sólidos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Custo logístico
O custo logístico para a coleta domiciliar é outra dificuldade. A Cintitec dispõe de coletores para instalação em condôminos que ajuda muito na reciclagem. A sucata eletrônica descartada tem alto índice de poluição e produtos tóxicos. A empresa possui know-how para reciclagem de 100% do material, evitando toda a contaminação possível. “Todos os clientes que trabalham conosco estão dentro das normas ambientais e legais” – menciona Giamatei.
Leia a matéria completa em: https://www.meiofiltrante.com.br/Artigo/6037/marcas-reciclam-residuos-de-eletrodomesticos-e-eletroeletronicos-e-apelo--agora-e-ao-consumidor-